ConquistaSaúde

Secretaria de saúde de Conquista adota mudanças no isolamento e na testagem em pacientes com suspeita de Covid; confira

A secretaria de saúde de Conquista divulgou, nessa terça-feira (18), que adotou as novas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa sobre pacientes com suspeita de covid-19.

Segundo a secretaria de saúde, para os pacientes que apresentam Síndrome Gripal, o isolamento passa de 14 para 10 dias, desde que o paciente esteja há mais de 24 horas sem febre, sem uso de medicamentos e com melhora nos sintomas gerais. Mas, informou que a equipe de saúde precisa fazer uma avaliação para verificar o quadro clínico antes que esse paciente saia do isolamento.

Já para os pacientes que apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que geralmente são hospitalizados, a secretaria informou que o isolamento muda de 14 para 20 dias.

Em relação à testagem de pacientes sintomáticos, a secretaria informou que não há mais indicação de aplicação de teste rápido de anticorpos em assintomáticos dos grupos prioritários. Isso porque não há mais efetividade dessa testagem, tendo em vista que o resultado do teste não deve ser utilizado, de forma isolada, como critério para diagnóstico, isolamento ou suspensão dele.

De acordo com o farmacêutico e coordenador da testagem no município, Pablo Moreira: “A conclusão desse teste é que o paciente teve contato com o vírus e desenvolveu o anticorpo, mas não quer dizer que desenvolveu a doença, portanto, esse paciente não será mais classificado como caso positivo. Só será um caso positivo, se ele tiver um exame de RT-PCR detectável ou um teste de antígeno positivo, ou então o teste de anticorpo associado a sintomas de Síndrome Gripal”.

Isso significa que serão testados apenas pacientes sintomáticos com suspeita de Covid-19 a partir do 11º dia do início dos sintomas, “porque aumenta a sensibilidade do teste, ou seja, a capacidade do teste de identificar pessoas doentes e não doentes. Além disso, o paciente vai ficar 10 dias em isolamento e, a partir do 11º, será feito o teste sem fazer a quebra do isolamento, evitando o contato entre pessoas sintomáticas e assintomáticas no momento da testagem, além de minimizar os riscos de infecção da equipe de testagem”, explica o farmacêutico.

A secretaria de saúde informou ainda que a realização de teste por essa estratégia está ocorrendo, mediante agendamento prévio, dos pacientes sintomáticos, com 11 dias ou mais do início dos sintomas.

Durante o monitoramento dos pacientes, a Equipe de Saúde informará a disponibilidade de horários para testagem na própria unidade de saúde ou em um dos pontos fixos de testagem – no Centro Cultural Glauber Rocha ou na quadra do Estádio Edvaldo Flores.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar