Conquista

De terminal da Lauro de Freitas a Estação Herzem Gusmão: exposição fotográfica resgata 37 anos de história em Conquista

Foi com lágrimas nos olhos que a professora aposentada Sônia do Espírito Santo assistiu à exposição fotográfica instalada na Estação Herzem Gusmão, desde ontem (2), quando o equipamento foi colocada em operação. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), as imagens contam a história dos 37 anos desde a inauguração do antigo Terminal Lauro de Freitas até os dias atuais, em que a população recebe a Estação Herzem Gusmão.

Sônia justificou a sua emoção: “Herzem nos deixou saudades, continua a saudade. Ele será eternamente lembrado por mim e acredito que pela comunidade de Vitória da Conquista. O terminal está lindo, uma obra dele, e uma obra que foi dedicada à comunidade de Vitória da Conquista. Isso é uma grande alegria para nós.”

Ao longo dos nove totens distribuídos na área interna da Estação, a população tem a oportunidade de saber mais sobre a implantação do antigo Terminal da Lauro de Freitas, em 1984, pelo então prefeito José Pedral Sampaio. As imagens traçam uma breve linha do tempo até exibirem o ex-prefeito Herzem Gusmão, idealizando e formatando o projeto de reforma do espaço, aguardada por muitos anos pela população.

A exposição conta com imagens do Arquivo Público Municipal e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Por todo o mês de junho, as fotos ficarão na Estação Herzem Gusmão, e deve ser ampliada para até 15 totens, depois, ganhará caráter itinerante, sendo levada para outros pontos da cidade até os distritos de Bate Pé, Inhobim e José Gonçalves, onde existem subprefeituras.

“É importante registrar a história, o patrimônio histórico de Vitória da Conquista e da nossa cultura. Convido o povo de Vitória da Conquista, que vai vir com certeza visitar essa obra tão bonita e tão imponente, que prestigie as fotos. Você vai ter o registro de fotos antigas; é tão bom quando você olha e fica a memória afetiva da gente”, declarou o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar