Bahia

Prefeita no RN decreta luto pelas mortes de irmãos em operação policial na Bahia; vários integrantes da família são investigados por tráfico

G1 – A Prefeitura de João Dias, na região Oeste potiguar, decretou luto de três dias e emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de dois irmãos da prefeita da cidade, Damária Jácome. O que os documentos não informaram é que os dois homens foram mortos em uma troca de tiros com a polícia na Bahia.

Vários integrantes da família são investigados pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte pelo suposto envolvimento com organização criminosa, voltada principalmente ao tráfico de drogas.

As mortes de Deusamor e Leidjan Jácome de Oliveira, de 38 e 37 anos, respectivamente, ocorreram em Barra (BA), durante uma operação realizada em parceria entre as autoridades dos dois estados, nesta terça-feira (19).

A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) ainda não divulgou detalhes sobre a ação.

Outros dois irmãos da prefeita estão presos. Um, identificado como José Romeu de Oliveira Jácome, de 35 anos, foi detido na operação desta terça (19) e outro é Samuel Jácome de Oliveira, que está preso desde junho deste ano, após ter sido encontrado pela polícia em Aracaju.

Todos os quatro tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Os suspeitos também são filhos do atual presidente da Câmara de Vereadores de João Dias, Laete Jácome – apontado como líder do grupo – e irmãos da vereadora Damares Jácome.

A prefeita, Damária Jácome, foi eleita como vice, mas assumiu o comando do município após a renuncia do prefeito eleito, Marcelo Oliveira, em julho deste ano. Foi ela quem assinou o decreto que determinou luto oficial de três dias na cidade. O decreto foi publicado nas redes sociais do município.

Outras prisões
O vereador Laete Jácome (PP), foi preso em flagrante, dentro de casa, em outubro de 2020, junto com outras seis pessoas. No imóvel, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, foram encontradas armas e munições.

As armas eram: duas espingardas calibre 12 com 100 munições do mesmo calibre, dois rifles calibre 38 com 103 munições, e três pistolas calibre 380, com 80 munições. Também foram encontrados R$ 15.535 em dinheiro.

A própria prefeita, então candidata a vice, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida, na época, por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo, mas está em liberdade por decisão da Justiça.

João Dias é um dos menores municípios do Rio Grande do Norte e tem uma população estimada em 2.653 pessoas, pelo IBGE. Ainda de acordo com o órgão, em 2019, apenas 7,4% tinha alguma ocupação e o salário médio era de 1,7 salário mínimo.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar