Conquista

Conquista: Prefeitura inicia mutirão de abastecimento de água em localidades rurais

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), deu início, nesta quarta-feira (13), a um mutirão para atender as localidades da área rural afetadas pela seca, conforme decreto nº 21.784/2022. O trabalho teve início pelo distrito de José Gonçalves, onde é realizado em parceria com o Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura) do distrito.

Somente em José Gonçalves, serão beneficiadas pela ação, em torno de 240 famílias de aproximadamente 50 povoados, como Baixa Grande, Ribeirão dos Paneleiros e as comunidades quilombolas de Boqueirão e Lagoa dos Patos. Para realizar o serviço com a celeridade necessária, oito caminhões-pipa atuarão na região. Eles distribuirão 780 mil litros de água.

“Estamos começando pelas regiões com maior dificuldade, que não tem nenhuma outra fonte de água, como um poço artesiano, por exemplo”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa. “A nossa previsão é concluir o trabalho em José Gonçalves no início da próxima semana e começar um mutirão em Inhobim. Depois, será a vez de Iguá, Cabeceira do Jiboia e por fim Bate-Pé”, assegurou.

De acordo com Joana D’Arc da Coordenação de Abastecimento, que está à frente da ação, esse período de estiagem que a área rural do município atravessa pede o uso racional da água, com hábitos conscientes de consumo e procurando evitar desperdícios. Isso porque a falta de chuva reduz a quantidade água nos reservatórios, como as barragens, em córregos e lençóis freáticos.

Para garantir a segurança hídrica da população da área rural, de janeiro a março deste ano, a Prefeitura já distribuiu mais de 20 milhões de litros de água potável em diferentes localidades.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar