Conquista

Conquista: Figurinos e carros alegóricos para desfile de 7 de Setembro já estão sendo preparados

Pregos, martelo, madeirite, cola, arames, papéis, tesoura, estilete, máquina de costura, viés, e 15 profissionais das áreas de artesanato, costura e marcenaria se dividem em alguns cômodos do galpão onde funciona a Coordenação de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para preparar os figurinos, cenários e carros alegóricos do Desfile Cívico de 7 de Setembro, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Evento tradicional na cidade em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, este ano o desfile abordará a história dos Distritos da região de Vitória da Conquista, com o tema: “Distritos Conquistenses: Contribuições e valores para o Sertão da Ressaca”. O intuito é valorizar cada região, destacando suas especificidades, sua economia, cultura, riquezas e belezas naturais.

A Smed desfilará com 1.300 alunos das escolas da Zona Rural. O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, ressalta que será um resgate ao local onde o alunado está inserido, “destacando seus valores e costumes, suas práticas cotidianas, a fim de enaltecer a sua participação como cidadão nos diversos espaços sociais”.

“É uma forma de valorizar os distritos, de trazê-los para perto da gente. Temos que valorizar nossa cultura, nossa região”, completa a artista plástica Cleide Nágida Schmitz, idealizadora do projeto e coordenadora de Eventos da Smed.

Segundo Nágida, serão 13 alas temáticas. A ala oficial leva à avenida uma releitura do brasão oficial do Município com três alunos representando o povo indígena, a igreja e os desbravadores. A ala oficial ainda contará com o veleiro “Cisne Branco” que faz homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil.

No desfile, cada distrito terá uma ala específica. No total, serão 18 carros alegóricos, além dos painéis, a exemplo do painel que é confeccionado para a ala do distrito de Bate-Pé. Nágida e equipe já trabalham nele. O painel trará um pé de umbu em alto relevo no centro, e elementos do clima seco ao seu redor, e durante o desfile haverá uma apresentação de cordel criado pelos alunos do próprio distrito.

Patrícia Lima é costureira e nessa quarta-feira (3) confeccionava as letras da sigla PMVC – abreviação de Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – que também estará na ala oficial. Para ela, é gratificante participar dos preparativos. “A gente aprende muito e dá o que pode, a gente deixa a família e prolonga o expediente por várias horas e é gratificante quando a gente chega na avenida e vê as pessoas desfilando e saber que a gente contribuiu um pouquinho é emocionante também”, comentou Patrícia que já está em seu quarto desfile e fez questão de relatar o que sentiu no primeiro ano que fez parte da equipe de produção: “foi assim de uma emoção. Quando eu cheguei lá no Glauber, que eu vi o pessoal usando a roupa que tinha um dedinho meu, foi muito emocionante”.

Para realizar esse trabalho ainda serão integrados à equipe um escultor, uma pessoa responsável pelos estandartes e mais costureiras.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar