ConquistaSaúde

Conquista: Vacinação contra Influenza começa para crianças de seis meses a menores de seis anos amanhã

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será iniciada, oficialmente, na próxima segunda-feira (10), em todas as unidades de saúde, para as crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também será montando um ponto extra de vacinação no Boulevard Shopping, de 8h às 16h, apenas na segunda e terça-feira, para atender, exclusivamente, esse público.

Nesta etapa, a meta é alcançar, pelo menos, 90% do público-alvo de 26.483 crianças nessa faixa etária no município. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças para serem vacinadas na unidade de saúde mais próxima, tendo em mãos o documento pessoal da criança com CPF ou cartão SUS, além da caderneta de vacinação.

Apesar do Ministério da Saúde ter definido o calendário de campanha em fase única, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avaliou a demanda e solicitou ao Núcleo Regional de Saúde (NRS) que a campanha começasse de forma escalonada. “Vamos começar o público infantil dessa faixa etária, por conta do atual cenário de aumento dos casos de síndromes gripais em crianças que tem sido registrado nas últimas semanas, para reforçar a imunidade desse grupo, além de facilitar também a operacionalização da vacinação nas unidades de saúde”, explicou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Matos.

Dessa forma, a campanha acontecerá em Vitória da Conquista, de forma gradual, incluindo novos grupos semanalmente. Serão contemplados os seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde ativos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades* e/ou deficiência permanente; indígenas; quilombolas; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A SMS reforça que a vacina contra Influenza é atualizada anualmente e quem se vacinou contra no ano passado também deve garantir a imunização contra a doença neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais, e também das passadas. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar