ConquistaSaúde

Maio Materno: Prefeitura de Conquista vai realizar 1.500 ultrassonografias até o fim do mês

Teve início, nesta segunda-feira (1º), a terceira edição da campanha Maio Materno, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura da campanha aconteceu na Clínica Vitória, momento em que 60 gestantes que são acompanhadas pelas equipes das unidades de saúde do município puderam realizar exames de ultrassonografia obstétrica.

Além disso, elas e seus acompanhantes participaram de rodas de conversa com profissionais da área, a exemplo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), de atividades de educação em saúde e puderam aferir a pressão arterial e glicemia, bem como realizar testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros serviços.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, até o fim do mês, serão realizadas 1.500 ultrassonografias, não só obstétricas, mas também transvaginais e de mama. Todos os exames já foram agendados pelas unidades de saúde, via Central de Marcação do Município.

“Fizemos um levantamento do que tínhamos de demanda reprimida e pensamos em fazer essa estratégia de mutirão. Com essas 1.500 ultrassonografias a gente vai diminuir, de forma efetiva, algumas filas de espera ou até mesmo zerar, do ponto de vista prático, com um serviço de qualidade”, afirmou o secretário.

À espera de Maria Isis, a fisioterapeuta Maiza Oliveira ressaltou a importância de poder fazer o exame que permitiu ver como sua filha está. “Estou praticamente na reta final da gestação, então, estava preocupada para saber se ela já estava posicionada, com quantos quilos, se estava bem. Então, fazer esse exame hoje foi de grande importância, foi uma luz”, enfatizou a gestante que, há aproximadamente cinco/sete semanas de dar à luz, se dedicará aos preparativos finais do enxoval da filha.

Quem também comemorou a oferta do exame pela Prefeitura foi a dona de casa Tatiana Costa, acompanhada pela Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães. Grávida de 21 semanas, Tatiana estava ansiosa para saber o sexo do bebê. “Mas, ainda não foi dessa vez porque estava com a perninha cruzada. Tenho feito o pré-natal, tudo direitinho, acompanhando a saúde do bebê e estar aqui hoje fazendo o ultrassom está sendo muito importante. Agradeço também a minha unidade, onde sou acompanhada e o atendimento é excelente”, ressaltou. Com informações da Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar