ConquistaSaúde

Conquista registra mais de nove mil notificações de síndrome gripal neste ano

Com a chegada do outono e registros de quedas de temperatura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se mantém alerta com o aumento das notificações de doenças causadas por vírus respiratórios em Vitória da Conquista. De acordo com as notificações nos sistemas de Vigilância de Vírus Respiratórios (e-Sus Notifica, Sistema Municipal da Covid-19 e Sivep Gripe), de janeiro a abril de 2023, foram registrados, no município, 9.894 casos de Síndrome Gripal (SG) e 271 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Das notificações de Síndrome Gripal, 533 casos foram confirmados para a Covid-19, por meio do teste de antígeno, e 9.361 casos foram concluídos como Síndrome Gripal não especificada – quando o exame não detecta a presença de nenhum vírus conhecido.

Do total dos casos de SRAG, 25 (9,2%) foram confirmadas em decorrência da Covid-19; 11 (4,05%) foram ocasionados pelo vírus influenza; 63 (23,2%) por outros tipos de vírus respiratórios (Vírus sincicial, Rinovírus, Adenovírus); e em 172 (63,46%) casos de SRAG não foram identificados o agente causador da doença.

Dentre os casos de SRAG por influenza, um foi do subtipo A e 10 por Influenza B.

Em 2023, ocorreram 20 óbitos por SRAG, sendo seis deles em decorrência de complicações da Covid-19, um por influenza A e 13 por vírus ou bactéria não identificada.

Rede de saúde em alerta

Diante do atual quadro epidemiológico da sazonalidade para vírus respiratórios no município, com circulação já confirmada de casos de influenza, inclusive com evolução para óbito, a Vigilância Epidemiológica (Viep) realizou, nessa terça-feira (2), uma capacitação on-line para todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e rede hospitalar pública e privada, para reforçar o alerta sobre as síndromes respiratórias.

“O intuito é orientar o manejo clínico oportuno e evitarmos o agravamento dos casos. No mês de abril, tivemos um aumento no número de casos de Síndrome Gripal (SG) e de internamento pediátrico por doenças respiratórias no município, o que caracterizou o nosso alerta. Com isso, foi necessário reforçar as orientações aos profissionais”, explicou a coordenadora da Viep, Amanda Maria Lima.

Na atividade, a coordenadora da Viep e a médica pediatra Emanuela Gal reforçaram o protocolo de tratamento da influenza no município, com a disponibilidade do Fosfato Oseltamivir (Tamiflu) nas Farmácias da Família.

Imunizar é prevenção

A SMS lembra que a forma mais eficaz de evitar as complicações causadas pelas síndromes respiratórias é com a vacinação, principalmente das crianças e idosos, contra a influenza, que está disponível, em todos os postos de saúde, neste momento de campanha nacional, para os grupos indicados pelo Ministério da Saúde, além da vacinação contra a Covid-19 que também está disponível

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar