PolíciaSudoeste

Operação da Polícia Federal em Jequié nesta terça-feira

A Polícia Federal deflagrou hoje (04) a Operação POSTAL cujo objetivo é a desarticulação de esquemas criminosos voltados para a prática de furtos e desvios de objetos postais no Centro de Distribuição dos CORREIOS (CDD) de Jequié/BA.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária. O montante de prejuízo pelos desvios das mercadorias totaliza R$ 1.045.920,12 (um milhão, quarenta e cinco mil, novecentos e vinte reais e doze centavos), em indenizações que os Correios tiveram que ressarcir aos clientes.

Os fatos investigados ocorreram no ano de 2022 e as mercadorias mais visadas eram eletrônicos, especialmente aparelhos celulares. Os objetos eram então revendidos no comércio da região como se tivessem procedência lícita.

O CDD de Jequié é responsável pela distribuição de encomendas e postais de toda a região circunvizinha.

Além dos mandados judiciais, foi determinado também o bloqueio judicial no importe de R$29.444,55 (vinte e nove mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais e cinquenta e cinco centavos) das contas e bens dos investigados.

Eles também são investigados por fraudes no auxílio emergencial durante a pandemia e por descaminho/contrabando de produtos eletrônicos estrangeiros.

Os delitos apurados na Operação são associação criminosa (art. 288 do Código Penal), furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4o do Código Penal), receptação qualificada (art. 180, §1o do Código Penal), peculato desvio (art. 312 do Código Penal) e descaminho (art. 334, §1o, III e IV do Código Penal), cujas penas máximas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar