Conquista

Morre o 1º Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Geraldo Lyrio

A Prefeitura de Vitória da Conquista manifesta profundo pesar pelo falecimento do arcebispo emérito Dom Geraldo Lyrio Rocha, nesta quarta-feira (26), aos 81 anos, em função de uma parada cardiorrespiratória. Dom Geraldo foi internado após sofrer uma queda e fraturar o fêmur na última segunda-feira.

Nomeado 1º Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Geraldo esteve à frente da arquidiocese entre os anos de 2002 e 2007, onde deixou um legado de sabedoria, compaixão e serviço cujos reflexos ainda podem ser vistos até os dias atuais.

Em maio de 2007, Dom Geraldo presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No mesmo ano foi nomeado arcebispo metropolitano de Mariana, pelo Papa Bento XVI. Em 25 de abril de 2018, após ter completado 75 anos, teve o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo emérito.

O corpo será velado na Catedral de Altamira, onde ele estava desde o último fim de semana para orientar o Retiro Espiritual dos padres. O sepultamento ocorrerá em Vitória-ES.

Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos e toda a equipe de secretários e servidores do Governo Municipal manifestam solidariedade aos familiares, amigos, fiéis e a todos aqueles que tiveram a alegria e o privilégio de conviver e aprender com Dom Geraldo.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar