Conquista

Uesb lamenta falecimento do professor Paulo Pires e decreta luto de três dias

É com pesar que a Uesb informa o falecimento do professor Paulo Fernando de Oliveira Pires nesta terça, 1º, aos 71 anos. Conhecido, para os muitos que com ele conviveram e desfrutaram de sua amizade, simplesmente, Paulinho, em março deste ano, Paulo Pires completou 40 anos de serviços dedicados à Uesb, sua universidade querida, que ajudou a criar, se consolidar, se expandir. Há apenas 20 dias, em 11 de julho, teve publicado no Diário Oficial o Ato de sua aposentadoria como professor adjunto da Universidade.

Paulo Pires não foi somente um dos pioneiros da Uesb. Ele pertenceu ao grupo inicial de profissionais com formação superior que, radicados nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, formariam o primeiro grupo de profissionais dedicados a fazer vingar o projeto de uma universidade pública no Sudoeste da Bahia. Se hoje a Uesb se orgulha de ser uma instituição com laços de influência e cooperação com instituições de diferentes estados do Brasil e de diferentes países, isso somente foi possível porque, lá nos inícios, pessoas como Paulo Pires fizeram desta universidade um local de formação, de acolhimento, de amizades e de compromissos.

Paulo Pires se uniu ao grupo de professores de Vitória da Conquista que organizavam a Escola de Administração, que por sua vez, se uniu aos professores da Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista, da Escola de Agronomia, da Faculdade de Formação de Professores de Jequié, da Escola de Enfermagem de Jequié e da Escola de Zootecnia de Itapetinga, para viabilizar e tornar efetivo o ato de criação de Uesb, de dezembro de 1980. Uma década depois, no início dos anos 1990, Paulo seria um dos idealizadores e responsáveis pela implantação do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Uesb.

Mais do que seu trabalho em favor da Uesb, Paulo a ela dedicou sua generosidade, sua capacidade de criar laços afetivos, de unir pessoas, projetos e alegrias.

Perdemos, agora, a convivência com Paulo em um momento particularmente doloroso para nossa Instituição. Somente na última semana, lamentamos a perda do professor André Luís Gonçalves Santos, de Clínica Médica do curso de Medicina de Vitória da Conquista, do professor Derval Gomes Pereira, doutor em Genética pela Universidade Federal de Viçosa e professor do campus de Jequié, e, ainda, do servidor técnico Aurindo Abreu Silva, lotado na Casa do Mel da Uesb. Perdas que afligem a todos que conviveram com eles e com eles partilharam as utopias, as desesperanças e a persistência que envolvem a militância em defesa de instituições e políticas públicas voltadas para a efetivação do saber e da cidadania.

Neste momento de dor, a Uesb deseja conforto e resiliência a todos os familiares, os amigos e amigas de Paulo Pires e expressa o agradecimento por todas as alegrias, por todos os sonhos, por todos os projetos profissionais e projetos de vida que ele semeou em nossa instituição. Por meio da Portaria 484/2023, a Instituição decreta luto oficial por três dias, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Ascom Uesb

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar