ConquistaPolícia

Conquista: Polícia resgata quase 500 pássaros durante fiscalização

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou quase 500 aves silvestres, durante uma fiscalização na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, na tarde de ontem (09).

Tudo começou após ordem de parada a um ônibus de viajem que seguia para o estado do Pernambuco. Os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma vistoria na parte traseira do coletivo, foram encontrados os pássaros das espécies ‘popularmente’ conhecidas por coleirinha.

As aves estavam aglomeradas em pequenas caixas. A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária.

Ao todo foram encontrados 493 animais, mas 58 morreram em virtude das condições precárias de transporte. Para se ter uma ideia, as aves saíram de Matão (SP) e tinham como destino final a cidade de Garanhuns (PE), um percurso superior a 2.000 Km.

Dois passageiros foram identificados e assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Eles disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informaram também que os pássaros foram capturados em Matão (SP) e que seriam comercializados em uma feira livre da cidade de Garanhuns pelo valor de 15 a 25 reais cada unidade.

Eles responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente, previsto na Lei 9.605/98.

As aves estavam muito debilitadas e foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar