Conquista

Conquista: Carro fumacê estará na cidade

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti no município contará com um reforço. A partir desta sexta-feira (11), serão feitas ações de bloqueio com Ultra Baixo Volume (UBV) em veículo acoplado, conhecido popularmente por fumacê, em 15 bairros e loteamentos da cidade, já definidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Essa medida de controle vetorial do mosquito é utilizada pelo Ministério da Saúde, mediante critérios bastante específicos, para bloquear a taxa de transmissão viral das arboviroses: dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Gabriela Andrade, o município apresenta um índice de infestação predial acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (até 1,0%) e número de casos de arboviroses encontra-se bastante elevado, registrando o total 3.129 notificações suspeitas neste ano, o que representa um cenário de surto epidêmico. “Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou, neste ano, o apoio dos carros fumacê ao Estado, que avaliou os indicadores e liberou os veículos para realizar as ações nos bairros que apresentaram maior circulação viral no momento da solicitação”, explicou

Até o dia 25 de agosto, o UVB será pulverizado, no início da manhã e à noite, nos seguintes locais: Centro, Urbis IV, Loteamento Bateias, Urbis II e III, Santa Cruz, Alegria, São Vicente, Alto Maron, Panorama II, Flamengo, Guarani, Iracema, Ibirapuera, Bruno Bacelar.

ATENÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES:

Os moradores devem manter portas e janelas abertas no momento em que o fumacê estiver passando, pois o inseticida age na eliminação dos insetos adultos com asas, por meio das micropartículas que ficam em suspensão e, após lançadas pelo equipamento, permanecem por um período no ar. Lembrando que o produto utilizado no fumacê é inofensivo aos seres humanos.

Serão cumpridos cinco ciclos de trabalho em cada localidade, com intervalo de 3 dias entre os ciclos. No momento da aplicação, os veículos transitarão pelas ruas em qualquer sentido das vias (mão e contramão), sempre com pisca alerta ligado, em velocidade de 15km por hora.

Cabe reforçar que o fumacê é uma medida que elimina o Aedes aegypti na fase adulta, quando o inseto está apto a transmitir a dengue, zika ou chikungunya. “Por isso, mesmo com esse trabalho, não baixe a guarda com os cuidados dentro de casa, porque as larvas do mosquito podem se esconder em qualquer foco de água parada. Então precisa manter a limpeza constante dos quintais, a vedação correta dos depósitos de água e não descartar o lixo em locais e horários impróprios”, alertou a coordenadora.

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar