Conquista

Conquista: Ações da Embasa reduzem perdas na rede distribuidora de água

Desde 2021, quando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou a instalação de 110 dispositivos de telemetria em pontos da rede distribuidora de Vitória da Conquista, o controle de perda de água no município voltou a ser referência no cenário nacional, colocando o município entre os 20 que menos perdem água entre as 100 maiores cidades do Brasil. O resultado das ações implementadas consta no estudo “Perdas de água 2023: Desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, elaborado pela ONG Trata Brasil a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS-2021).

Conforme o estudo, Vitória da Conquista apresenta 27,47% de Índice de Perda na Distribuição (IPD), ocupando a 18ª posição entre os 100 maiores municípios do país (média nacional de 40,25%) e 132,55 litros no Índice de Perda por Ligação (IPL), ficando em 6º lugar em todo o Brasil (média geral de 460,46 litros). Isto significa que Vitória da Conquista está bem próximo de alcançar o padrão de excelência em perdas volumétricas e cumprir as metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional, que prevê 25% para IPD e 216 litros (IPL) até o ano de 2034.

No último estudo da Trata Brasil, com base nos dados do SNIS 2020, Vitória da Conquista registrou perda de 143,35 litros por ligação e percentual de 29,96% na distribuição. De um para o outro, houve uma evolução positiva do indicador.

O resultado é comemorado pelo gerente regional da Embasa em Vitória da Conquista, Manoel Marques. “Estamos trabalhando diariamente para reduzirmos, ano a ano, as nossas perdas e esse estudo demonstra que as ações planejadas e executadas estão apresentando resultados concretos”, avalia.

Telemetria – A telemetria é a tecnologia que permite transmitir a medição da pressão nas tubulações da rede distribuidora para uma central de controle onde técnicos recebem alertas em tempo real sobre vazamentos e o consequente desabastecimento em determinada área da cidade. “A instalação de medidores de vazão por telemetria, em diversos pontos da rede distribuidora, permitiu conhecer rapidamente as inconformidades e atuar imediatamente para diminuir a perda de água”, complementa o gerente do Escritório Local, Wagner Pacheco.

O trabalho de telemetria se soma a outras ações como a pesquisa ativa noturna sistemática de vazamento que pode ocorrer quando os vazamentos tendem a aflorar devido à redução do consumo, os geofonamentos na madrugada em setores que apresentam necessidade de pesquisa, e a contínua instalação de dispositivos de proteção de rede distribuidora, como válvulas redutoras de pressão e ventosas que expurgam o ar que entra na rede, quando há interrupção para manutenção.

Ascom Embasa

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar