ConquistaSaúde

Conquista: A partir de amanhã, atendimento à tarde nas unidades de saúde será exclusivo para pacientes com suspeita de dengue

A Prefeitura de Vitória da Conquista continua intensificando as ações de enfrentamento à dengue no município. Além do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, por meio de mutirões de limpeza, tem sido criadas estratégias de acesso rápido da população ao serviço de saúde. Uma delas já começa nesta segunda-feira (25), quando todas as unidades de saúde do município passarão a atender exclusivamente aos casos suspeitos de dengue, no turno vespertino, das 14h às 17h. A pessoa que apresentar sintomas característicos devem procurar, especificamente, a sua unidade de saúde para ser atendida, pois todas estarão aptas para realizar esse atendimento.

Essa medida visa reforçar a assistência às pessoas com suspeita de dengue. “Então, no período da tarde não haverá os atendimentos tradicionais e programados da Atenção Básica. Esses serão remanejados para o período da manhã, e à tarde, no horário de funcionamento normal dessas unidades, vamos atender os pacientes com suspeita de dengue, fichas verdes e azuis”, explicou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

No período da tarde, as equipes das unidades de saúde darão prioridade de atendimento para as pessoas que possuem alguma condição clínica especial ou fazem parte de grupos de risco, como gestantes. A medida vale até o dia 19 de abril, podendo ser prorrogada a depender do cenário epidemiológico do município.

Unidades em horário estendido

Essa medida vem reforçar a anterior, que estendeu o horário de oito unidades de saúde de Conquista. É importante salientar que elas permanecem com horário especial, sendo quatro sentinelas e quatro em horário estendido de forma permanente. As USFs sentinelas Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho atendem de segunda a sexta, das 14h às 22h, em caráter emergencial até o dia 19 de abril, aos pacientes com sintomas de dengue ou síndromes gripais.

Já as unidades de saúde Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima, além do horário habitual de funcionamento durante o dia, também funcionam das 17h às 22h para atendimento ao público, de segunda a sexta, em caráter permanente. Aos sábados, o atendimento será das 8h às 22h, neste mês de março.

Vale ressaltar que nessas oito unidades que atendem no noturno, a depender da demanda de pacientes, as fichas são preenchidas até às 20h para que os atendimentos sejam feitos até às 22h.

Ainda segundo o secretário, todas as decisões envolvendo os atendimentos nas unidades de saúde foram tomadas diante do cenário epidêmico da dengue em Vitória da Conquista. “Temos feito essas intervenções para ajudar a desafogar a rede de urgência e emergência da cidade, e, principalmente, para que a gente possa dar mais portas de acesso aos serviços básicos de saúde para a população conquistense”, ressaltou Vinícius.

Orientações

Em caso de sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço, procure a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico. A hidratação deve ser reforçada e a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, deve ser evitada pois podem ocasionar complicações.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar