Conquista

Conquista: Prefeitura decreta situação de emergência nos 11 distritos rurais

Devido à atual situação de anormalidade, causada pela estiagem, a Prefeitura de Vitória da Conquista decretou situação de emergência nas áreas dos distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves.

O Decreto nº 23.150/2024 foi publicado hoje (28), no Diário Oficial do Município, valendo pelos próximos 180 dias.

Dessa forma, a equipe da Defesa Civil se mantém responsável por coordenar, em âmbito local, o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, mobilizar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec) e, se necessário, convocar voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres, promover campanhas de arrecadação de recursos e o que mais for necessário para prestar assistência à população afetada pelas intempéries.

A medida se justifica pelo fato de que as regiões dos mencionados distritos continuam a passar por um longo período de estiagem, o que vem causando prejuízos aos agricultores. As chuvas se mantém escassas desde 2015 e, mesmo que venham a ocorrer precipitações mais intensas, a manutenção da média histórica dos últimos anos não será suficiente para combater os efeitos da seca.

As aguadas, utilizadas para dar de beber aos animais, encontram-se, na sua maioria, com nível baixo, em decorrência da insuficiência de chuvas. Além disso, as reservas de água para abastecimento humano também estão se esgotando ou já esgotadas em muitos locais do município.

A partir desse quadro, o Governo Municipal agiu com base em levantamentos junto a órgãos técnicos e entre os produtores rurais, recorrendo a ações emergenciais para minorar os efeitos da estiagem e optando pela decretação da situação de emergência. Com informações da Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar