EconomiaSaúde

Confira como será a segunda fase de reabertura do comércio que começa nesta segunda-feira

A retomada das atividades econômicas em Vitória da Conquista avança para a segunda fase nessa segunda-feira (8). Em mais uma reunião do Comitê de Representação Civil e Institucional, realizada por videoconferência neste domingo (07), o Comitê de Gestão de Crise apresentou os dados de monitoramento epidemiológico do município e os protocolos de reabertura das empresas que fazem parte da fase 02 ( barbearia, salão de beleza e outras atividades de tratamento de beleza, tabacaria, floricultura, banca de jornais e revistas e comércio de animais vivos).

Apesar do quantitativo de casos confirmados de pacientes infectados pelo coronavírus aumentar, o número de curados também aumentou. Já o quantitativo de indivíduos ativos para a Covid-19 diminuiu. As taxas de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI também se mantiveram estáveis semana a semana. Esses dados foram apresentados pelo coordenador do Comitê e secretário municipal de Administração Kairan Rocha, que explicou: “Os indicadores utilizados indicam que podemos seguir com o nosso plano de reabertura faseada, avançando para a segunda fase”.

O segmento de salão de beleza vai funcionar em horário comercial, já as demais atividades dessa fase serão reabertas em dias e turnos alternados, fazendo parte do grupo 2 da primeira fase.

Avaliação– O coordenador da Central de Orientação e Fiscalização para Enfrentamento à Covid-19, tenente-coronel Antônio Braga, falou sobre as ações da Central nesta primeira semana. Outros membros do Comitê indicaram a falta do cartaz de orientação em alguns estabelecimentos e a secretária de Comunicação, Maria Marques, explicou que foi criada e amplamente divulgada uma página específica para os empresários com todas as orientações necessárias para o cumprimento do protocolo.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adalberto Dias, salientou que houve a distribuição de cartazes de orientação para os comerciantes e que àqueles que não tem o informativo, mesmo que não associados, podem procurar o CDL. “Estamos à disposição da Prefeitura, pois é uma missão dupla. Saúde em primeiro lugar e a atividade econômica vem atrás, seguindo seu passo com controle e efetividade. Nós seremos referência para o Estado e para o Brasil com esse trabalho que todos estão participando”, comentou.

Foi informado ainda que está em processo de criação o selo para os estabelecimentos seguros, proposta apresentada pelo Comitê Civil e Institucional para aqueles estabelecimento que cumprem integralmente o protocolo de segurança. A Prefeitura tem reforçado que o trabalho de prevenção e controle da circulação do coronavírus no município é incessante e a retomada das atividades econômicas está sendo feita dentro de todos os critérios de segurança estabelecidos por técnicos da área de saúde. É importante a parceria dos empresários e de toda a população para que os protocolos sejam rigorosamente cumpridos e reforçamos que a população deve evitar sair de casa sem necessidade.

O chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, finalizou com reconhecimento aos participantes: “Agradecemos a colaboração de todos com o nível de contribuição altíssima e, por isso, Vitória da Conquista tem conseguido avançar”.

Todas as informações a respeito da segunda fase, inclusive os protocolos de segurança, vão estar disponíveis no site do Plano de Reabertura do Comércio.

Acesse aqui!

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar