Conquista

Conquista: Prefeitura adota medidas emergenciais após 80 mm de chuva em quatro horas

Choveu muito em Vitória da Conquista na noite desta quinta-feira (22). A média foi de 80mm de chuva registrada pelos pluviômetros em quatro horas, suficiente para ocasionar danos em várias ruas e povoados do do município. Desde as 23h, a Prefeitura, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, está em campo atendendo chamados em vários locais, prestando atendimento às famílias, seja no suporte ou acionando outros órgãos, e acompanhando as demais ocorrências.

Na manhã desta sexta-feira (22), o comitê se reuniu no Deserg, onde fez uma análise da situação e deu prosseguimento às ações. Segundo o presidente do Comitê, Kairan Rocha, durante a noite foi registrado o desabamento de um muro no Jardim Copacabana, Bairro Jatobá, motivado pela chuva e por uma rede de distribuição de água da Embasa que estourou após erosão ocasionada pelas últimas chuvas. A equipe da Prefeitura atuou tanto na tentativa de intervir na rede de distribuição, para evitar maiores danos, como na abertura de chamado para que a Embasa fosse ao local resolver o problema. Também acionou a Coelba, porque o poste começou a descer junto com base. A família afetada foi retirada e levada para a casa de familiares e vizinhos.

Também houve danos em ruas do Bairro Cruzeiro, alargamento de um buraco no Conveima 1, queda de árvores, desabamento de estrutura de uma loja na lateral do canal da Rua Iolando Fonseca, obstruindo parte do canal onde passa o Rio Verruga. Uma máquina já foi deslocada para fazer a desobstrução.

Na encosta do Bairro Guarani, onde está sendo realizada uma obra de contenção, a equipe já esteve no local e verificou que não há risco. A obra não sofreu danos e, inclusive, impediu a descida de areia.

Já em José Gonçalves, houve danos na Rua da Liberdade, com alagamento em várias casas. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, desde a semana passada a equipe está solicitando às famílias que deixem as casas e se desloquem para o abrigo ou para a casa de um familiar, mas elas se recusaram. Diante do agravamento da situação, o comitê já solicitou às secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde para ativar o abrigo da Escola Municipal Moisés Meira. Ainda segundo Kairan, no momento, oito famílias estão desalojadas e cinco desabrigadas no município; quatro se encontram no abrigo provisório, em Lagoa das Flores.

Após a reunião, a equipe se deslocou até as barragens da Fazenda Beija Flor e Cearense (Iguá), mas não observou riscos de rompimento, embora o volume de água tenha subido em ambas.

“É um trabalho conjunto, feito por várias secretarias e sob a supervisão da prefeita Sheila Lemos, que está acompanhando o trabalho. Desde cedo, as equipes estão nas ruas fazendo a limpeza, retirada de areia e pedra, nos bairros e no Centro da cidade”, disse.

As ações continuarão na tarde de hoje em Lagoa das Flores, Choça, José Gonçalves e São Sebastião.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar