Conquista

Prefeitura instala 90 luminárias de LED na praça Tancredo Neves

A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a semana com o programa Brilha Conquista avançando pela região central da cidade e providenciando a substituição de aproximadamente 90 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. O trabalho começou no final de semana. “É uma praça que enxergamos como um dos principais cartões-postais do nosso município. Então, foi muito importante a gente focar nela esta semana”, observa o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza.

O programa já ultrapassou 100 dias em atividade e cumpriu a marca de 55% do cronograma original, aproximando-se ainda mais do objetivo do Governo Municipal: substituir todo o parque de iluminação pública de Vitória da Conquista por luminárias de LED, que são mais duráveis, econômicas e capazes de proporcionar uma luminosidade mais intensa do que as antigas lâmpadas de vapor de sódio. O trabalho está sendo executado pelo consórcio SPE Iluminação Vitória da Conquista Ltda.

O levantamento mais recente feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) informa que, até a semana passada, já foram instaladas 15.445 luminárias de LED em toda a área urbana, com capacidades que variam entre 30 e 150 kw – a depender da necessidade dos locais. A quantidade de energia elétrica consumida pelos novos equipamentos foi de 822,55 kw – ou seja, 966,74 kw a menos do que teria sido gasto se os pontos de iluminação já contemplados ainda estivessem sob a luz das antigas lâmpadas. Ainda de acordo com a Sesep, isso equivale a uma economia de 54%.

Programa continua avançando

Iniciado em maio, na Urbis V, o programa Brilha Conquista já trocou 2.944 luminárias no Zabelê, 1.249 no Ibirapuera, 260 no Nossa Senhora Aparecida, 1.189 no bairro Brasil, 794 no Distrito Industrial dos Imborés, 1.262 no Bateias, 1.833 no Patagônia, 337 na Lagoa das Flores, 321 no Jurema, 758 no Centro, 394 no Guarani, 538 no Cruzeiro, 1.502 no Alto Maron, 294 no Primavera e 1.770 no Boa Vista. “O trabalho continua”, informa Luís Paulo. “Hoje à noite e amanhã, a equipe deve retornar ao bairro Recreio e dar continuidade, finalizando também o bairro Primavera. Na próxima semana, vamos terminar o Centro e também o bairro Felícia e outros que estão na programação”.

As demais localidades urbanas e rurais, incluindo os distritos, serão contempladas nos próximos meses. O cronograma de instalações, cumprido pelo consórcio vencedor da licitação aberta pela Prefeitura, foi elaborado com base na logística estabelecida pelo Governo Municipal, cujos critérios priorizaram as regiões onde havia maiores déficits de iluminação, populações mais elevadas e maior presença de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Secom PMVC

Etiquetas

Notícias VCA

Notícias Vitória da Conquista - Seu portal de Notícias de Conquista e toda Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar